Eventos


O GEMD vem propor o I Colóquio Acadêmico sobre a Modalidade Deôntica que visa participação efetiva, em regime de aprendizagem cooperativa, de seus membros, dos discentes da Graduação em Letras e Pós-Graduação nessa mesma área. Esta ação está vinculada ao projeto também extensionista, intitulado Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica – GEMD.  O evento em questão objetiva apresentar o GEMD formalmente a fim de captar novos participantes para integrá-lo, refletir sobre as questões da gramática funcional mais diretamente voltadas para a modalidade deôntica e sua aplicabilidade em sala de aula de língua materna e estrangeira bem como tenta servir de auxílio aos alunos cujos temas para o TCC ainda não foram definidos a vislumbrar uma possibilidade de pesquisa.


Programação do I Colóquio Acadêmico sobre a Modalidade Deôntica – GEMD
PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA
Atenção: houve alteração nas comunicações
1º Dia

Horário
Local
Programação
8:30 – 9:30
Em frente ao Auditório José Albano - UFC
 (Av. da Universidade, 2683, Benfica, área 1 do Centro de Humanidades).


Entrega de pastas



9:30 – 10:00









Auditório José Albano
Abertura: Profa. Dra.Vládia Maria Cabral Borges – Diretora do CH e Profa. Dra. Maria Fabiola Vasconcelos Lopes – Coordenadora do GEMD.
Conhecendo o GEMD - Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica.
Profa. Ms. Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos - UFC.
10:00 – 11:00
Conferência: Modalidade e sua investigação em Gêneros Específicos.
Profa. Dra. Márcia Teixeira - UFC
11:00 – 12:00
Conferência: Como professores expressam modalidade deôntica na aula de inglês.
Profa. Dra. Maria Fabiola Vasconcelos Lopes.

12:00 - 14:00
----
-----
14:00 - 15:45
Auditório José Albano
Comunicações

INTERVALO

16:00 - 17:30
Auditório José Albano
Comunicações

2º Dia
Horário
Local
Programação
8:00 – 9:15
Auditório José Albano
Comunicações
9:30 – 10:30


Auditório José Albano
Conferência: O uso da(s) Modalidade(s) na construção Textual-discursiva: conceito e tipologia
Profa. Dra. Cláudia Ramos Carioca – UNILAB
10:30 – 11:30
Conferência: A Modalidade Deôntica na peça The Lady Windmere’s fan.
Profa. Ms. Rachel Uchôa Batista – IFCE
12:00 – 14:00
----
----
14:00 – 15:30
Auditório José Albano
 Comunicações

INTERVALO

16:00 – 18:00

Sala 03 – Bloco de Letras Noturno
Minicurso:
 Integração de componentes para análise da modalidade deôntica: uma proposta discursivo-funcional.
Profa. Dra. Nadja Paulino Prata – UFC




Comunicações

1° dia – Auditório José Albano

  COORDENADORA DE SESSÃO:  Profa. Dra. Maria Claudete Lima
Participante
Título da Comunicação
Horário
CLARISSE MAGNO DA SILVA - FISK

A MODALIDADE DEÔNTICA E O GÊNERO INSTRUCIONAL
14:00 – 14:15
MARIA MANOLISA NOGUEIRA VASCONCELLOS - UFC
‘VEM MODALIZAR DEONTICAMENTE TAMBÉM!’

14:15- 14:30
MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA LOPES – PPGL/UFC
A MODALIDADE DEÔNTICA NA COLUNA CONFRONTO DAS IDEIAS DO JORNAL O POVO
14:30 – 14:45
WÉSLLY LIMA DOS SANTOS - UFC
MARIA FABÍOLA VASCONCELOS - UFC

PROCESSOS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE COM FOCO EM MATERIAL DIDÁTICO.

14:45 – 15:00
ALINE FABÍOLA FREITAS MENDES – PPGL/UFC
MODALIDADE DEÔNTICA EM CANÇÕES PARA CRIANÇAS
15:00 – 15:15
MARIA CLAUDETE LIMA - UFC

MODALIDADE, REFERENCIALIDADE E VOZ

15:15- 15:30
ANA MARIA CÉSAR POMPEU - UFC
A GRAMÁTICA MATUTA DA TRADUÇÃO DA COMÉDIA ACARNENSES DE ARISTÓFANES PARA O CEARENSÊS

15:30-15:45


               COORDENADORA DE SESSÃO: Profa. Dra. Elisângela Nogueira Teixeira
Participante
Tema da comunicação
Horário
MARÍLIO SALGADO NOGUEIRA - SEDUC
O ENSINO DA MODALIDADE DEÔNTICA POR MEIO DOS GENÊROS TEXTUAIS
16:00-16:15
CLARA DANIELLY
ALVES MACIEL - UFC
ANÁLISE CRÍTICA DE ATIVIDADE DE VOCABULÁRIO EM MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
16:15 – 16:30
SAMIRA SILVA DE SOUZA - UFC
THAMYRES BARROZO DE PAULA - UFC
ANÁLISE CRÍTICA DO MATERIAL DIDÁTICO HIGH UP 2: REFLEXÕES E PROPOSTAS
16:30 – 16:45
FRANCISCO JARDES NOBRE DE ARAÚJO – PPGL/UFC



VOZES VERBAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ANTES E DEPOIS DE 1998: UM BREVE ESTUDO COMPARATIVO.

16:45 –17:00


BRUNA RENATA ROCHA FERNANDES - UFC
O LIVRO TEXTO EM UM ESTUDO DE DESCRIÇÃO
17:00 - 17:15
FÁBIO DELANO VIDAL CARNEIRO – FA7
O AGIR ARGUMENTATIVO NO ÂMBITO DO JORNAL ESCOLAR: OS MECANISMOS DE ENUNCIAÇÃO E OS SISTEMAS PRAXEOLÓGICOS E REPRESENTACIONAIS
17:15- 17:30

2° dia – Auditório José Albano

COORDENADORA DE SESSÃO: Profa. Dra.  Andreia Turolo da Silva
Participante
Título da Comunicação
Horário
GINA ANDRADE DINIZ – UFC

A RELEVÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

8:00 – 8:15
GERSON DAVI DA SILVA BRAGA - UFC
A IMPORTÂNCIA NA COMPILAÇÃO E NO USO DE MATERIAL DIDÁDICO DE LÍNGUA INGLESA
8:15 – 8:30
CLARISSE MAGNO DA SILVA - FISK
O ENSINO DE GRAMÁTICA ATRAVÉS DE FÓRUNS
8:30 – 8:45
WÉSLLY LIMA DOS SANTOS - UFC

GRAMÁTICA E APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
8:45 – 9:00
LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA
CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICAS EM LÍNGUA INGLESA: FORMALISTA OU FUNCIONALISTA?
9:00 – 9:15


COORDENADOR DE SESSÃO: Prof. Dr. Carlos Alberto de Sousa
Participante
Título da comunicação
Horário
LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA – PPGL/UFC
O ESTUDO DA MODALIDADE DEÔNTICA EM MÍDIA TELEVISIVA
14:00 – 14:15
ANTONIA JESUS SALES – POET/UFC
MARIA DA GLÓRIA GUARÁ  TAVARES - UFC
TAREFAS DE TRADUÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS PELO VIÉS DA HIPÓTESE DA PRODUÇÃO
14:15 – 14:30
KARLA K. AMORIM SILVA - UFC
A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EFETIVO DO ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
14:30 – 14:45
GIRLENE SANTOS VIEIRA - UNEB JULIANA CRISTINA SALVADORI - UNEB

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO, NA FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO – MEMORIAL REFLEXIVO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA INGLESA DA UNEB – CAMPUS IV EM PARCERIA COM O PROJETO PIBID.
14:45 – 15:00
LETÍCIA FREITAS DE ASSIS - UFC
A VOZ PASSIVA NO INGLÊS E SEUS USOS
15:00- 15:15
 ANDRE SILVA OLIVEIRA – PPGL/UFC
O USO DOS AUXILARES MODAIS DEBER E PODER EM EDITORIAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPRESSÃO DOS VALORES DEÔNTICOS DE OBRIGAÇÃO E PERMISSÃO
15:15 – 15:30

Minicurso – Sala 03 Do Bloco De Letras Noturno

NADJA PAULINO PESSOA PRATA - UFC
INTEGRAÇÃO DE COMPONENTES PARA ANÁLISE DA MODALIDADE DEÔNTICA: UMA PROPOSTA DISCURSIVO-FUNCIONAL.

16:00-18:00

*********************************************************************************



Temos o prazer de enviar esta breve Circular dos “Seminários de práticas pedagógicas”, que traz as principais informações sobre o evento. O seminário ocorrerá no período de 03/09 – 22/10/2013 e contará com as modalidades de seminário e/ou workshop para apresentação. Cada apresentação terá a duração de 1h e 30 min. De 9:30-11:00 com 10 minutos para discussão distribuídos em oito (8) encontros.

OBS: Serão entregues CERTIFICADOS aos alunos participantes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. Para tanto, os participantes não poderão ultrapassar mais de 1 falta durante todo o evento.

Objetivos: servir como uma oportunidade para se estabelecer diálogos, sem fronteiras com problemas relacionados ao estágio, ação educativa e/ou preventiva e perspectivas outras sobre o campo de atuação que o curso  de Letras estrangeiras possibilita.

Público–alvo: A ação constitui reforço aos alunos estagiários ou que estejam cursando os últimos semestres preferencialmente, como também  requalificação de professores do ensino público e privado. Contudo, poderá ser aberto aos demais estudantes do Curso de Letras Estrangeiras da UFC. Somente os trinta primeiros inscritos assistirão ao evento.

Palestrantes: O evento contará com professores da graduação da UFC, das Casas de Cultura – UFC, Revisor de textos das Edições UFC e professor e Fonoaudiólogo da UNIFOR. Os seminários são desenvolvidos em caráter de projeto de extensão na UFC e conta com a coordenação da Profa. Dra. Maria Fabiola Vasconcelos Lopes e coordenação adjunta da Profa. Ms. Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos.



PROGRAMAÇÃO
DATA
NOME
TÍTULO
03 set.
Manolisa Vasconcellos
O papel da gramática no ensino de língua estrangeira.
10 set.
Silvia Barreira
Os benefícios do IPA nas aulas de inglês como LE.
17 set.
Claudiana Almeida
Reflexão: um instrumento importante para a prática docente.
24 set.
Francisca Benevides
O trabalho do Revisor.
01 out.
Tito Cruz Romão
Tradução versus interpretação.
08 out.
Charleston Palmeira
Prevenção dos Problemas da Voz.
15 out.
Diana Fortier 
PLE: O ensino de português como língua estrangeira.
22 out.
Débora Pamplona
Does groupwork work?


Gostaríamos imensamente de tê-los conosco!

Maria Fabiola Vasconcelos Lopes
Coordenadora



***********************************************************************************************








O I ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES reunirá pesquisadores do Nordeste, de outras regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Grupo GEMD – Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica, criado em 2009 e composto por docentes e discentes da UFC, estudiosos de gramática de base funcionalista e de sua aplicabilidade. No entanto, este evento se propõe como uma oportunidade para se estabelecer diálogos, sem fronteiras, com outras formas de compreensão da gramática.



Para a Conferência Magna de Abertura, o evento traz a Fortaleza a Professora Dra. Maria Helena de Moura Neves, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, especialista renomada em estudos sobre gramática, com importantes pesquisas e publicações na área. Dra. Maria Helena de Moura Neves, nome de grande envergadura no cenário nacional, autora da “Gramática de uso do português” e “Texto e Gramática” (livros mais recentes), desenvolve estudos na área de Linguística, nas linhas de Descrição e ensino de língua, Análise de fatos linguísticos em uso na língua e Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais.

I ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES - OBJETIVOS

Socializar saberes e fazeres acerca do tema gramática.

  • Divulgar e debater as pesquisas em gramática(s) desenvolvidas na UFC e em outras instituições de ensino superior
  • Impulsionar novas pesquisas acerca da temática do evento ou temas afins
  • Contribuir para a atualização e aperfeiçoamento de professores de línguas: Língua Portuguesa, LIBRAS e línguas estrangeiras (clássicas e modernas)
  • Promover o intercâmbio de saberes e fazeres entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, assim como professores de línguas e graduandos de Cursos de Letras acerca do tema gramática

Para maiores informações, CLIQUE AQUI.