O GEMD vem propor o I Colóquio Acadêmico sobre a Modalidade Deôntica que visa participação efetiva, em regime de aprendizagem cooperativa, de seus membros, dos discentes da Graduação em Letras e Pós-Graduação nessa mesma área. Esta ação está vinculada ao projeto também extensionista, intitulado Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica – GEMD. O evento em questão objetiva apresentar o GEMD formalmente a fim de captar novos participantes para integrá-lo, refletir sobre as questões da gramática funcional mais diretamente voltadas para a modalidade deôntica e sua aplicabilidade em sala de aula de língua materna e estrangeira bem como tenta servir de auxílio aos alunos cujos temas para o TCC ainda não foram definidos a vislumbrar uma possibilidade de pesquisa.
Programação do I Colóquio Acadêmico sobre a
Modalidade Deôntica – GEMD
PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA
Atenção: houve alteração nas comunicações
1º Dia
Horário
|
Local
|
Programação
|
8:30 – 9:30
|
Em frente ao Auditório José
Albano - UFC
(Av. da Universidade,
2683, Benfica, área 1 do Centro de Humanidades).
|
Entrega de pastas
|
9:30 – 10:00
|
Auditório José Albano
|
Abertura:
Profa. Dra.Vládia Maria Cabral Borges – Diretora do CH e Profa. Dra. Maria
Fabiola Vasconcelos Lopes – Coordenadora do GEMD.
Conhecendo
o GEMD - Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica.
Profa.
Ms. Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos - UFC.
|
10:00 – 11:00
|
Conferência:
Modalidade e sua investigação em Gêneros Específicos.
Profa.
Dra. Márcia Teixeira - UFC
|
|
11:00 – 12:00
|
Conferência:
Como professores expressam modalidade deôntica na aula de inglês.
Profa.
Dra. Maria Fabiola Vasconcelos Lopes.
|
|
12:00 - 14:00
|
----
|
-----
|
14:00 - 15:45
|
Auditório José Albano
|
Comunicações
|
|
INTERVALO
|
|
16:00 - 17:30
|
Auditório José Albano
|
Comunicações
|
2º Dia
Horário
|
Local
|
Programação
|
8:00 – 9:15
|
Auditório José Albano
|
Comunicações
|
9:30 – 10:30
|
Auditório José Albano
|
Conferência:
O uso
da(s) Modalidade(s) na construção Textual-discursiva: conceito e tipologia
Profa. Dra. Cláudia Ramos
Carioca – UNILAB
|
10:30 – 11:30
|
Conferência:
A Modalidade Deôntica na peça The Lady
Windmere’s fan.
Profa. Ms. Rachel Uchôa
Batista – IFCE
|
|
12:00 – 14:00
|
----
|
----
|
14:00 – 15:30
|
Auditório José Albano
|
Comunicações
|
|
INTERVALO
|
|
16:00 – 18:00
|
Sala 03 – Bloco de Letras Noturno
|
Minicurso:
Integração de componentes para análise da
modalidade deôntica: uma proposta discursivo-funcional.
Profa.
Dra. Nadja Paulino Prata – UFC
|
Comunicações
1° dia –
Auditório José Albano
COORDENADORA DE SESSÃO: Profa.
Dra. Maria Claudete Lima
Participante
|
Título da Comunicação
|
Horário
|
CLARISSE MAGNO DA SILVA - FISK
|
A
MODALIDADE DEÔNTICA E O GÊNERO INSTRUCIONAL
|
14:00 – 14:15
|
MARIA MANOLISA NOGUEIRA VASCONCELLOS
- UFC
|
‘VEM MODALIZAR DEONTICAMENTE TAMBÉM!’
|
14:15- 14:30
|
MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA LOPES –
PPGL/UFC
|
A
MODALIDADE DEÔNTICA NA COLUNA CONFRONTO
DAS IDEIAS DO JORNAL O POVO
|
14:30 – 14:45
|
WÉSLLY LIMA DOS SANTOS - UFC
MARIA FABÍOLA VASCONCELOS - UFC
|
PROCESSOS
TEXTUAIS: UMA ANÁLISE COM FOCO EM MATERIAL DIDÁTICO.
|
14:45 – 15:00
|
ALINE FABÍOLA FREITAS MENDES –
PPGL/UFC
|
MODALIDADE
DEÔNTICA EM CANÇÕES PARA CRIANÇAS
|
15:00 – 15:15
|
MARIA
CLAUDETE LIMA - UFC
|
MODALIDADE,
REFERENCIALIDADE E VOZ
|
15:15- 15:30
|
ANA MARIA CÉSAR
POMPEU - UFC
|
A
GRAMÁTICA MATUTA DA TRADUÇÃO DA COMÉDIA ACARNENSES
DE ARISTÓFANES PARA O CEARENSÊS
|
15:30-15:45
|
COORDENADORA DE SESSÃO: Profa.
Dra. Elisângela Nogueira Teixeira
Participante
|
Tema da comunicação
|
Horário
|
MARÍLIO SALGADO NOGUEIRA - SEDUC
|
O
ENSINO DA MODALIDADE DEÔNTICA POR MEIO DOS GENÊROS TEXTUAIS
|
16:00-16:15
|
CLARA
DANIELLY
ALVES
MACIEL - UFC
|
ANÁLISE
CRÍTICA DE ATIVIDADE DE VOCABULÁRIO EM MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM INGLÊS
COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
|
16:15 – 16:30
|
SAMIRA SILVA DE SOUZA - UFC
THAMYRES BARROZO DE PAULA - UFC
|
ANÁLISE
CRÍTICA DO MATERIAL DIDÁTICO HIGH UP 2: REFLEXÕES E PROPOSTAS
|
16:30 – 16:45
|
FRANCISCO JARDES NOBRE DE ARAÚJO
– PPGL/UFC
|
VOZES VERBAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA
PORTUGUESA ANTES E DEPOIS DE 1998: UM BREVE ESTUDO COMPARATIVO.
|
16:45 –17:00
|
BRUNA RENATA ROCHA FERNANDES -
UFC
|
O LIVRO
TEXTO EM UM ESTUDO DE DESCRIÇÃO
|
17:00 - 17:15
|
FÁBIO
DELANO VIDAL CARNEIRO – FA7
|
O
AGIR ARGUMENTATIVO NO ÂMBITO DO JORNAL ESCOLAR: OS MECANISMOS DE ENUNCIAÇÃO E
OS SISTEMAS PRAXEOLÓGICOS E REPRESENTACIONAIS
|
17:15- 17:30
|
2° dia – Auditório
José Albano
COORDENADORA DE SESSÃO: Profa.
Dra. Andreia Turolo da Silva
Participante
|
Título da Comunicação
|
Horário
|
GINA ANDRADE
DINIZ – UFC
|
A RELEVÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO
NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
|
8:00 – 8:15
|
GERSON DAVI DA SILVA BRAGA - UFC
|
A
IMPORTÂNCIA NA COMPILAÇÃO E NO USO DE MATERIAL DIDÁDICO DE LÍNGUA INGLESA
|
8:15 – 8:30
|
CLARISSE MAGNO DA SILVA - FISK
|
O
ENSINO DE GRAMÁTICA ATRAVÉS DE FÓRUNS
|
8:30 – 8:45
|
WÉSLLY LIMA DOS SANTOS - UFC
|
GRAMÁTICA
E APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
|
8:45 – 9:00
|
LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA
|
CONCEPÇÕES
DE GRAMÁTICAS EM LÍNGUA INGLESA: FORMALISTA OU FUNCIONALISTA?
|
9:00 – 9:15
|
COORDENADOR DE SESSÃO: Prof. Dr.
Carlos Alberto de Sousa
Participante
|
Título da comunicação
|
Horário
|
LARISSE CARVALHO DE OLIVEIRA –
PPGL/UFC
|
O ESTUDO DA MODALIDADE DEÔNTICA EM MÍDIA TELEVISIVA
|
14:00 – 14:15
|
ANTONIA
JESUS SALES – POET/UFC
MARIA DA GLÓRIA
GUARÁ TAVARES - UFC
|
TAREFAS
DE TRADUÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS PELO VIÉS DA HIPÓTESE
DA PRODUÇÃO
|
14:15 – 14:30
|
KARLA K. AMORIM SILVA - UFC
|
A
IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EFETIVO DO
ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
|
14:30 – 14:45
|
GIRLENE SANTOS VIEIRA - UNEB JULIANA CRISTINA SALVADORI - UNEB
|
O
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO, NA FORMAÇÃO
DE UM LEITOR CRÍTICO – MEMORIAL REFLEXIVO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA INGLESA DA UNEB – CAMPUS IV EM
PARCERIA COM O PROJETO PIBID.
|
14:45 – 15:00
|
LETÍCIA
FREITAS DE ASSIS - UFC
|
A
VOZ PASSIVA NO INGLÊS E SEUS USOS
|
15:00- 15:15
|
ANDRE SILVA OLIVEIRA – PPGL/UFC
|
O
USO DOS AUXILARES MODAIS DEBER E PODER EM EDITORIAIS DE LÍNGUA
ESPANHOLA: UMA EXPRESSÃO DOS VALORES DEÔNTICOS DE OBRIGAÇÃO E PERMISSÃO
|
15:15 – 15:30
|
Minicurso
– Sala 03 Do Bloco De Letras Noturno
NADJA PAULINO PESSOA PRATA - UFC
|
INTEGRAÇÃO DE COMPONENTES PARA ANÁLISE
DA MODALIDADE DEÔNTICA: UMA PROPOSTA DISCURSIVO-FUNCIONAL.
|
16:00-18:00
|
*********************************************************************************
Temos o prazer de
enviar esta breve Circular dos “Seminários de práticas
pedagógicas”, que traz as principais informações sobre o evento.
O seminário ocorrerá no período de 03/09 – 22/10/2013 e contará
com as modalidades de seminário e/ou workshop para apresentação. Cada apresentação terá a
duração de 1h e 30 min. De 9:30-11:00 com 10 minutos para discussão
distribuídos em oito (8) encontros.
OBS: Serão entregues CERTIFICADOS aos alunos participantes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. Para tanto, os participantes não poderão ultrapassar mais de 1 falta durante todo o evento.
OBS: Serão entregues CERTIFICADOS aos alunos participantes, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. Para tanto, os participantes não poderão ultrapassar mais de 1 falta durante todo o evento.
Objetivos:
servir como uma oportunidade para se estabelecer diálogos, sem
fronteiras com problemas relacionados ao estágio, ação educativa
e/ou preventiva e perspectivas outras sobre o campo de atuação que
o curso de Letras estrangeiras possibilita.
Público–alvo:
A ação constitui reforço aos alunos estagiários ou que estejam
cursando os últimos semestres preferencialmente, como também requalificação de professores do ensino público e privado. Contudo, poderá
ser aberto aos demais estudantes do Curso de Letras Estrangeiras da
UFC. Somente os trinta primeiros inscritos assistirão ao evento.
Palestrantes: O
evento contará com professores da graduação da UFC, das Casas de
Cultura – UFC, Revisor de textos das Edições UFC e professor e
Fonoaudiólogo da UNIFOR. Os seminários são desenvolvidos em
caráter de projeto de extensão na UFC e conta com a coordenação
da Profa. Dra. Maria Fabiola Vasconcelos Lopes e coordenação
adjunta da Profa. Ms. Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos.
PROGRAMAÇÃO
|
||
DATA
|
NOME
|
TÍTULO
|
03 set.
|
Manolisa
Vasconcellos
|
O papel da gramática
no ensino de língua estrangeira.
|
10 set.
|
Silvia Barreira
|
Os benefícios do IPA
nas aulas de inglês como LE.
|
17 set.
|
Claudiana Almeida
|
Reflexão: um
instrumento importante para a prática docente.
|
24 set.
|
Francisca Benevides
|
O trabalho do
Revisor.
|
01 out.
|
Tito Cruz Romão
|
Tradução versus
interpretação.
|
08 out.
|
Charleston Palmeira
|
Prevenção dos
Problemas da Voz.
|
15 out.
|
Diana Fortier
|
PLE: O ensino de português como
língua estrangeira.
|
22 out.
|
Débora Pamplona
|
Does groupwork work?
|
Gostaríamos imensamente de tê-los conosco!
Maria Fabiola Vasconcelos Lopes
Coordenadora
***********************************************************************************************
O
I ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES reunirá pesquisadores do
Nordeste, de outras regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Grupo
GEMD – Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica, criado em 2009 e composto
por docentes e discentes da UFC, estudiosos de gramática de base funcionalista e
de sua aplicabilidade. No entanto, este evento se
propõe como uma oportunidade para se estabelecer diálogos, sem fronteiras, com
outras formas de compreensão da gramática.
Para
a Conferência Magna de Abertura, o evento traz a Fortaleza a Professora Dra.
Maria Helena de Moura Neves, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, especialista renomada em
estudos sobre gramática, com importantes pesquisas e publicações na área. Dra.
Maria Helena de Moura Neves, nome de grande envergadura no cenário nacional,
autora da “Gramática de uso do português” e “Texto e Gramática” (livros mais
recentes), desenvolve estudos na área de Linguística, nas linhas de Descrição e
ensino de língua, Análise de fatos linguísticos em uso na língua e Estrutura,
organização e funcionamento discursivos e textuais.
I
ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES - OBJETIVOS
Socializar
saberes e fazeres acerca do tema gramática.
- Divulgar e debater as pesquisas em gramática(s) desenvolvidas na UFC e em outras instituições de ensino superior
- Impulsionar novas pesquisas acerca da temática do evento ou temas afins
- Contribuir para a atualização e aperfeiçoamento de professores de línguas: Língua Portuguesa, LIBRAS e línguas estrangeiras (clássicas e modernas)
- Promover o intercâmbio de saberes e fazeres entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, assim como professores de línguas e graduandos de Cursos de Letras acerca do tema gramática
Para maiores informações, CLIQUE AQUI.